Atrativos

A Pousada Alto do Cajueiro selecionou algumas fotos para você tentar imaginar o que te espera na Chapada Diamantina. Navegue pelos nossos álbuns e conheça um pouquinho de um dos paraísos brasileiros e das aventuras que poderá realizar por aqui.


  • Cachoeira da Fumaça


    Um dos principais atrativos da Chapada Diamantina. Impressiona os visitantes pelos seus cerca de 360 metros de altura, sendo uma das maiores quedas d’água do país.

    Localização: Vale do Capão.

    Acesso a pé: Por cima – trilha de 6 km, sendo 2 km de subida. Por baixo – trilha de 20 km

    Galeria Multimídia

  • Morro do Pai Inácio


    Com 1.120m de altitude, é o ícone da região, de onde se tem uma vista deslumbrante. Seu monitoramento é realizado pelo GAP (Grupo Ambientalista de Palmeiras).

    Localização: Município de Palmeiras – à margem da BR-242

    Acesso a pé: trilha curta, porém, íngreme, até o seu topo Tempo médio: 25 minutos

    Galeria Multimídia

  • Pratinha


    Rio e gruta com águas incrivelmente cristalinas onde é possível fazer diversas atividades como flutuação, tirolesa, pedalinho e caiaque.

    Localização: Município de Iraquara

    Acesso: de carro até o atrativo

    Galeria Multimídia

  • Poço Azul


    É uma gruta com águas cristalinas, em que o azul vivo da água é resultado da luz do sol. É permitido nadar e realizar flutuação.

    Localização: Município de Nova Redenção

    Acesso: de carro até o atrativo e mais uma escadaria

    Galeria Multimídia

  • Cachoeira do Buracão


    Com 85m de altura, é considerada uma das mais belas da região. O diferencial está no seu cânion emoldurado por pedras folhadas e na trilha realizada à margem do rio.

    Localização: Município de Ibicoara

    Acesso a pé: 3 km de trilha

    Galeria Multimídia

  • Gruta da Torrinha


    Uma das cavernas do Brasil com maior diversidade de espeleotemas, que são formações rochosas típicas de interior de caverna, como as estalactites e as estalagmites. O seu diferencial está na agulha de gipsita, com 65 cm, uma das maiores do mundo, e na flor de aragonita, uma bola de cristal rodeada de agulhas.

    Localização: Município de Iraquara

    Acesso a pé: 1600m de trilha na caverna

    Galeria Multimídia

  • Gruta da Lapa Doce


    Uma caverna ampla que possui grande quantidade de formações como estalactites e estalagmites. Imperdível é fazer a sua travessia, de 850 metros.

    Localização: Município de Iraquara

    Acesso a pé: 850 metros de trilha

    Galeria Multimídia

  • Poço Encantado


    As águas são tão cristalinas que não é possível perceber onde o meio aquático começa. Possui cerca de 60 metros de profundidade e não é permitido nadar. A melhor época para visitar o poço são os meses de abril a setembro, devido ao reflexo da luz solar.

    Localização: Município de Itaetê

    Acesso: de carro até o atrativo e mais uma escadaria

    Galeria Multimídia

  • Marimbus


    Considerado o pantanal do semiárido baiano, suas águas calmas criam uma paisagem exuberante, repleta de flores aquáticas. O passeio feito de canoa ou caiaque é um dos mais recomendados para família. Existem duas opções diferentes de passeios: uma saindo de Andaraí e a outra de Lençóis.

    Acesso 1 – Andaraí A partir do km 45,5 da BA 142 (referência: Banca Torta, quiosque de caldo de cana, que também dá informações sobre o passeio. Tel: (75) 3335-2210).

    Acesso 2 – Lençóis É realizado de carro até a comunidade quilombola do Remanso. Nessa opção, após o percurso pelo rio, geralmente é realizada uma caminhada até Rio Roncador.

    Galeria Multimídia

  • Ribeirão do Meio


    Está situado no leito do Rio Ribeirão, a 3,5 km de Lençóis, portanto, de fácil acesso para quem está na cidade. É um grande poço com um tobogã natural, ideal para nadar. Esse passeio também pode ser combinado com a Cachoeira do Sossego. Localização: Município de Lençóis Acesso a pé: 3,5 km de trilha

    Galeria Multimídia

  • Rio Mucugezinho e Poço do Diabo


    É possível conhecer os dois atrativos no mesmo passeio. O Rio Mucugezinho forma diversos poços, sendo um dos destaques a cachoeira do Poço do Diabo, de 20 metros, e o seu poço profundo, ideal para nadar e praticar tirolesa ou rapel.

    Localização: Município de Lençóis

    Acesso a pé: nas margens da BR-242 há uma trilha de 5 minutos até o Rio Mucugezinho, e mais uma trilha de 20 minutos até o Poço do Diabo.

    Galeria Multimídia

  • Vila de Igatu


    A pequena vila tombada como patrimônio nacional pelo Instituto Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como as ruínas das casas de pedra feita por garimpeiros.

    Galeria Multimídia